IMPACTO DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS NO CONSUMO DE ENERGIA

As medidas de isolamento social adotadas pelo governo a partir de meados do mês de março de 2020, devido a pandemia do coronavírus, teve impacto direto no consumo de energia elétrica. 

Segundo a Resenha de Maio de 2020 da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), o consumo de energia elétrica na rede em abril apresentou retração geral de 6,6% em relação a igual período do ano anterior.  Para as classes de consumo comercial e industrial, houve redução de 17,9% e 12,4%, respectivamente, ao contrário da classe residencial que teve um incremento de 6%.

A figura abaixo, extraída do site da EPE, mostra as variações de consumo de energia por segmento industrial e estado do país.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A classe comercial foi a mais afetada com redução de 17,9%. O fechamento temporário de estabelecimentos e lojas de comércio e serviços não essenciais, impactou de forma expressiva as vendas no varejo e no atacado. No segmento de serviços, os hotéis e restaurantes foram os mais afetados negativamente. Todas as regiões do país apresentaram queda no consumo de eletricidade na classe comercial, sendo que o Nordeste (-21,7%) e o Sudeste (-19,3%) foram as regiões que tiveram as maiores retrações no consumo. 

Na classe industrial, a retração de 12,4% reflete as quedas registradas em praticamente todas as regiões e segmentos de consumo monitorados pela EPE. As exceções ficam por conta do  segmento de extração de minerais metálicos que cresceu 1,7%, com destaque para as regiões Norte e Nordeste. 

Por outro lado, o consumo residencial apresentou um crescimento de 6% em abril. As medidas de isolamento social, obrigou as pessoas a ficarem a maior parte do tempo em casa. As razões para este aumento de consumo pode estar na intensificação do uso da iluminação, do computador em trabalho home office e nas redes sociais. Mas também reflete o maior número de banhos de chuveiro e lavagem de roupas, a fim de atender as recomendações de higienização após uma saída de casa. Mais horas com a televisão ligada para entretenimento ou do forno elétrico ou microondas para testar aquela nova receita. 

José Carlos Catini Lima, Engenheiro de Projetos e Obras Elétricas AT/BT e Solar Fotovoltaica. Proprietário da Clintec Engenharia Elétrica. 

www.clintec.com.br / jose.catini@clintec.com.br

Siga-me nas redes sociais

Linkedin